5 dicas para evitar a má circulação

A saúde vascular é responsável por manter a circulação sanguínea. É através do sangue que todas as regiões do nosso corpo recebem oxigênio e nutrientes, de forma que os órgãos, tecidos e sistemas possam trabalhar de forma harmoniosa, contribuindo para a nossa saúde geral.

Outra função da circulação sanguínea é retirar substâncias nocivas para a atividade das células do nosso organismo. Sendo assim, é fundamental que ela funcione bem.

Adotar hábitos saudáveis para evitar a má circulação é muito importante para preservar a qualidade de vida de qualquer pessoa, seja ela jovem ou mais velha. Por isso, neste artigo trazemos 5 dicas para evitar a má circulação e manter o organismo funcionando direitinho.

Sinais que indicam problemas de circulação

A má circulação compromete o funcionamento do nosso corpo e pode trazer graves complicações para a saúde. Dessa forma, é fundamental prestar atenção aos sinais que indicam problemas circulatórios e adotar hábitos saudáveis o quanto antes. A seguir, estão os principais sinais de que a circulação sanguínea não vai bem:

  • inchaço nas pernas e pés;
  • varizes;
  • extremidades frias;
  • dores nas pernas;
  • fraqueza muscular;
  • pele seca ou descascando;
  • dores na barriga e problemas digestivos;
  • dificuldade de concentração e perda de memória;
  • cansaço constante.

Ao notar um ou mais sintomas, é muito importante buscar ajuda especializada para evitar complicações mais sérias.

Melhores dicas para evitar a má circulação

Entre os principais problemas circulatórios estão as varizes, que vão muito além de um fator estético. Elas podem surgir por diferentes motivos, mas podem ser prevenidas com cuidados simples.

Adotar bons hábitos traz benefícios tanto para pessoas saudáveis quanto para quem já possui problemas de circulação e pode, inclusive, ser considerado como tratamento inicial para combater problemas vasculares.

A seguir estão 5 dicas para evitar a má circulação, coloque em prática!

1. Use roupas e calçados confortáveis

Usar peças de vestuário ou calçados apertados podem dificultar a circulação sanguínea. Por isso, opte sempre por roupas e sapatos confortáveis e reserve as roupas mais justas apenas para ocasiões especiais.

2. Pratique exercícios físicos com frequência

Atividades físicas frequentes sempre são recomendadas para prevenir praticamente todos os problemas de saúde. Colocar o organismo em movimento por pelo menos meia hora, cinco dias por semana, pode fazer milagres para a sua saúde, principalmente para a circulação sanguínea.

Durante o exercício físico, o movimento dos músculos ajuda a bombear o sangue de volta ao coração, melhorando a circulação sanguínea. Caminhar, correr ou praticar atividades aquáticas favorecem o retorno do sangue ao coração e evitam que ele fique acumulado nos membros inferiores.

3. Mantenha uma alimentação equilibrada

Assim como a prática frequente de exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada promove o bom funcionamento de todo o organismo. Adotar uma dieta rica em fibras evita alterações nas paredes das veias e diminui o acúmulo de toxinas no sangue. Além disso, mantém a pressão abdominal controlada e as veias continuam saudáveis.

Comer frutas, verduras e legumes diariamente fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e ativa a circulação.

Também é muito importante manter-se hidratado, bebendo de dois a três litros de água por dia. A hidratação ajuda o organismo a eliminar as toxinas e melhorar a circulação.

4. Evite ficar na mesma posição por muito tempo

Ficar longos períodos em uma mesma posição, seja sentado ou de pé, diminui o fluxo sanguíneo nos membros inferiores e aumenta o risco de problemas vasculares. As pernas precisam ser movimentadas frequentemente para que a circulação sanguínea flua adequadamente pelos vasos.

Por isso, se você trabalha sentado ou de pé por muito tempo, varie a posição ao longo do dia. Ou pelo menos alongue as panturrilhas a cada hora.

5.Eleve as pernas por alguns minutos

Elevar as pernas por alguns minutos diariamente ajuda a evitar a má circulação. Ao deitar-se, ou mesmo quando se está sentado, eleve as pernas por pelo menos alguns minutos. Essa prática ajuda o sangue a retornar de maneira adequada ao coração.

Dica extra – Consulte um médico

Sempre que notar qualquer sinal de má circulação ou mesmo queira avaliar sua saúde vascular, consulte um médico. Somente ele é capaz de oferecer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para seu caso. Avaliações regulares e medidas preventivas são sempre o melhor caminho para evitar qualquer tipo de problema vascular.

Seguindo estas dicas para evitar a má circulação, você ainda beneficia a saúde integralmente. Se tiver dúvidas, consulte um cirurgião vascular. O especialista pode inserir outras recomendações à lista para garantir uma vida ainda mais saudável.

Agende a sua avaliação agora mesmo!

 

Escrito por Dr. Bruno Ribas
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, é especialista em cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia endovascular e angiorradiologia e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.