A Vessel responde às maiores e mais interessantes dúvidas sobre varizes

As varizes são um problema bem comum no Brasil e no mundo e vão muito além do desconforto estético. Quando elas não são tratadas, podem evoluir para quadros mais graves e necessitar de tratamentos mais invasivos.

Apesar disso, falta muita informação para a maioria da população, que só procura um profissional especializado quando as varizes já evoluíram para um quadro mais grave. Por isso, trazemos neste artigo as respostas para as maiores e mais interessantes dúvidas sobre as varizes.

Ao notar os primeiros sintomas, agende uma avaliação com um angiologista ou cirurgião vascular.

Principais dúvidas sobre as varizes

Ao apresentarem os primeiros sintomas ou iniciarem um tratamento, é muito comum surgirem muitas dúvidas sobre varizes na maioria dos pacientes. Como as veias muito dilatadas e não tratadas podem colocar o organismo em risco, é muito importante falar sobre o assunto, além de esclarecer os principais mitos e verdades.

A seguir, estão as principais dúvidas sobre varizes esclarecidas por quem realmente entende do assunto: o cirurgião vascular.

Qual a diferença entre varizes e vasinhos?

Embora muitas pessoas acreditem que as varizes são a evolução dos vasinhos, isto não é verdade. Vasinhos e varizes possuem sintomas e tratamentos diferentes.

Os vasinhos ficam localizados na camada mais superficial da pele, possuem até 1 milímetro de diâmetro e sua coloração geralmente é arroxeada ou avermelhada. Apesar de não causarem dor, podem provocar queimação ou coceira.

Já as varizes, são veias dilatadas e tortuosas que atingem camadas menos superficiais da pele. Seu diâmetro é maior e elas podem provocar dor, inchaço e evoluir para quadros mais graves como a trombose venosa profunda.

Vasinhos não tratados podem se transformar em varizes?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os vasinhos não tratados não se tornam varizes. Eles já estão no seu limite de dilatação e, por serem de calibres menores, eles não se transformam em grandes varizes, mas podem aumentar em número e ficar mais escuros.

De qualquer forma, é preciso ficar atento pois se estão surgindo vasinhos, significa que as veias estão ficando sobrecarregadas e podem alertar para um problema maior, como uma insuficiência venosa. Além disso, eles exigem alguns cuidados especiais.

As varizes só são tratadas com cirurgia?

Hoje em dia existem inúmeros tratamentos para as varizes, além do procedimento cirúrgico. O primeiro passo é agendar uma consulta com um cirurgião vascular que através de uma avaliação minuciosa, conseguirá indicar o melhor tratamento.

Muitos tratamentos não cirúrgicos e minimamente invasivos para as varizes, permitem uma recuperação mais rápida para o paciente, além de diminuir os hematomas e as dores do pós-operatório. O melhor é que o resultado é tão satisfatório quanto um procedimento cirúrgico.

Qual o melhor tratamento para as varizes?

O melhor tratamento para as varizes dependerá sempre de cada caso e do estágio em que se encontra a doença. Por isso, é fundamental fazer uma avaliação com um cirurgião vascular, que indicará o melhor tratamento dependendo da localização e do tipo de veia.

O tratamento sempre será individualizado e é muito importante realizar o tratamento menos invasivo para que a recuperação seja mais rápida e indolor, sem prejudicar a estética.

O que causa as varizes?

São diversos os fatores causadores das varizes, sendo o histórico familiar ou a genética, o principal deles. Outros fatores causadores das varizes são ficar muito tempo parado na mesma posição, seja sentado ou de pé, gestação, sedentarismo, tabagismo e sobrepeso.

O que fazer para evitar as varizes?

A principal forma de evitar as varizes é mudar alguns hábitos de vida. Não ficar parado em pé ou sentado por muito tempo é um deles. Manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente também é muito importante, já que a obesidade pode agravar o problema. Não fumar, não beber em excesso e usar meias de compressão, conforme orientação médica, também são atitudes que ajudam a evitar as varizes.

Depilação com cera e usar salto alto favorecem o aparecimento das varizes?

Ambos os casos são mitos e não favorecem o aparecimento das varizes. No entanto, usar salto alto com frequência pode provocar dor e cansaço nas pernas, principalmente no final do dia.

Posso tratar as minhas varizes com a esteticista?

Definitivamente não. O único responsável por avaliar, diagnosticar e tratar as varizes é o médico angiologista ou cirurgião vascular. Somente este especialista pode realizar procedimentos adequados com o menor risco de complicação e maior chance de sucesso, tanto estético quanto funcional.

Antes de consultar, procure sempre saber sobre a formação do profissional e se ele se mantém sempre atualizado.

Depois do tratamento, os vasinhos e as varizes somem definitivamente?

Sim, depois de tratados tanto os vasinhos quanto as varizes não reaparecerão. No entanto, outras varizes e outros vasinhos podem surgir com o passar do tempo.

Dependerá de vários fatores, principalmente se o paciente tem histórico familiar de varizes. No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para prevenção, como manter uma atividade física regular, manter o peso adequado e evitar ficar imóvel em pé ou sentado por muito tempo.

Esperamos que esse artigo tenha tirado as suas dúvidas mais frequentes sobre as varizes. Se você ainda tem algum questionamento, entre em contato conosco ou agende uma avaliação.

 

Escrito por Dr. Marcio Miyamotto
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, é especialista em angiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia endovascular, angiorradiologia, mestre em clínica cirúrgica, sócio titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), atual presidente da SBACV-PR e membro da Society for Vascular Surgery (SVS).