
O que é escleroterapia com realidade aumentada?
A prática da escleroterapia com realidade aumentada tem facilitado o tratamento de vasos e varizes
Quando as estações mais quentes do ano começam a chegar, as calças começam a dar lugar aos shorts e saias. Da mesma forma, o passeio no shopping começa a ficar menos atraente do que o fim de semana na praia. Mas se você chegou até esse artigo sobre escleroterapia com realidade aumentada, talvez esteja preocupado com as roupas de verão. Isso porque a escleroterapia com realidade aumentada é um dos tipos de tratamento de vasos e varizes.
Por aparecerem com mais frequência nas pernas, escolher uma roupa para enfrentar o calor pode se tornar traumatizante para alguns. E não são poucas as pessoas que enfrentam esse problema: segundo estudos nacionais, 37,5% da população brasileira têm varizes. Por isso, falar sobre formas de tratar os vasinhos e varizes com a escleroterapia com realidade aumentada é essencial.
Escleroterapia: o que é e para que serve
Os vasinhos e varizes são um problema que aparece tanto em homens quanto em mulheres. Trata-se de uma doença, que pode gerar complicações como trombose e úlceras, além de dores e inchaço. Entretanto, a maioria das pessoas que procuram por tratamentos como a escleroterapia com realidade aumentada são mulheres. Isso porque uma das principais queixas é, na verdade, o desconforto estético causado pelo problema.
Enfrentando jornadas duplas de trabalho, as mulheres acabam não podendo focar no tratamento de vasos e varizes. Revezando entre emprego, casa e família fica difícil até para começar a incluir melhores hábitos de prevenção desse incômodo. Por isso a escleroterapia aparece como solução, porque é rápida, não exige repouso, dói pouco e entrega resultados satisfatórios.
A escleroterapia consiste em procedimentos que, com a indicação de um médico, são feitos para diminuir e eliminar veias. A prática gera uma “cicatriz” na veia doente através de uma reação inflamatória, que obstrui a circulação sanguínea no local. Dessa forma, os vasinhos e varizes tão indesejados desaparecem, porque o sangue busca novas veias para seguir seu caminho. O método não exige cirurgia e o paciente pode seguir com sua rotina normal, sem a necessidade de cuidados extras.
Tipos de escleroterapia: laser, substância líquida e espuma
Conhecidos como “aplicação”, os tipos de tratamento de vasos e varizes são chamados assim pelo procedimento da ESCLEROTERAPIA COM SUBSTÂNCIA LÍQUIDA e da ESCLEROTERAPIA COM ESPUMA. Isso porque ambas são aplicadas na veia doente com a utilização de uma seringa. Ambas também podem ser feitas utilizando-se o processo de escleroterapia com realidade aumentada. Na verdade, todos os três tipos podem ser combinados, de acordo com a necessidade e indicação médica.
Na ESCLEROTERAPIA COM SUBSTÂNCIA LÍQUIDA, uma substância – variável de acordo com a recomendação médica – é injetada na veia doente. Ela gera uma reação química que visa fazer a veia endurecer e ficar com uma cicatriz que a inutilize. Assim, o sangue para de passar por ela, fazendo-a secar e desaparecer. Quando a substância é injetada em temperaturas baixas, é chamada de CRIOESCLEROTERAPIA. Este método é indicado para vasinhos e varizes mais superficiais e finas.
Quando o estágio dos vasinhos e varizes é mais avançado, com veias mais grossas, indica-se a ESCLEROTERAPIA COM ESPUMA. Com a ajuda do ultrassom ou da escleroterapia com realidade aumentada, o angiologista encontra a veia e aplica a “espuma”. O medicamento preenche o espaço do sangue que estava provocando a inflamação e a veia fica inoperante. Assim, o sangue acha um novo caminho e as varizes desaparecem.
Mais moderna, a ESCLEROTERAPIA COM LASER vem sendo escolha de muita gente que quer se livrar dos vasinhos e varizes. Neste método, não há aplicação de substâncias no corpo. O procedimento funciona através da pele, por meio de ondas de calor que esquentam a veia e inflamam o local. Entretanto, o efeito é o mesmo: a veia fecha, seca e some.
Mas afinal, o que é a escleroterapia com realidade aumentada?
A tecnologia tem proporcionado diversas melhoras em todas as áreas e a escleroterapia com realidade aumentada é uma delas. O termo faz referência aos tratamentos tradicionais, mas com o auxílio do VeinViewer – um aparelho que possibilita a visualização das veias e seu fluxo em tempo real. Com ele o médico pode acompanhar o procedimento com mais assertividade, combinando diferentes tipos de escleroterapia para obter melhores resultados.
Sem nenhum efeito colateral, o VeinViewer traz uma tecnologia que possibilita a visualização das veias com até 10 milímetros de profundidade e acurácia de 97%. Ele captura essa imagem das nossas próprias veias e reproduz projetada imediatamente sobre a pele, em tempo real. Assim, ele possibilita mais controle e segurança em aplicações ou procedimentos a laser. A escleroterapia com realidade aumentada representa um grande avanço para os procedimentos de acesso vascular.
Como encontrar bons profissionais para escleroterapia com realidade aumentada?
A principal orientação para quem quer se livrar da insegurança que os vasinhos e varizes causam é procurar o médico angiologista. O profissional é o mais indicado para a realização do procedimento pois possui expertise e habilidades técnicas para entregar o melhor resultado, diminuindo o desconforto estético do paciente.
Para ter mais informações sobre escleroterapia com realidade aumentada e tirar dúvidas sobre o procedimento, realize um pré-agendamento de consulta. Afinal, o tratamento te ajudará a descobrir qual é a melhor forma de retomar sua segurança e autoestima com saúde.
Escrito por Dra. Luana Parminondi Rocha
Formada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, e é especialista em cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia endovascular e em ecografia vascular com doppler e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.