Vasinhos nas pernas: conheça os tratamentos para se livrar desse problema
Os vasinhos nas pernas são um problema muito comum, principalmente nas mulheres. Na maioria das vezes, eles causam apenas desconforto estético, mas é muito importante agendar uma consulta com um angiologista ou cirurgião vascular pois eles podem ser o início de uma doença vascular.
Em algumas situações, eles podem estar acompanhados de varizes também, apesar de serem dois problemas diferentes. Os vasinhos nas pernas são superficiais e possuem em torno de 1 milímetro, enquanto as varizes estão nas camadas mais internas da pele e seu diâmetro é maior que 1 milímetro.
Ao notar vasinhos nas pernas, busque ajuda especializada, evitando assim complicações mais sérias. O tratamento é individualizado e pode envolver medidas de autocuidado e procedimentos como escleroterapia, laser transdérmico ou a combinação dos dois.
A Vessel Medicina Vascular tem uma equipe especializada esperando para atender você com medidas intensificadas!
Tratamentos para vasinhos nas pernas
As telangiectasias (nome científico dos vasinhos) estão localizadas logo abaixo da superfície da pele.
Normalmente os vasinhos são de coloração avermelhada ou arroxeada e são assintomáticos, de forma que os tratamentos têm o intuito de melhorar a aparência da região afetada. Ao contrário do que as pessoas pensam, os vasinhos nas pernas não crescem e viram varizes, mas podem indicar que as veias maiores não andam bem.
Com novas tecnologias, os tratamentos para os vasinhos evoluíram muito e hoje temos opções de procedimentos minimamente invasivos, com recuperação mais rápida e garantindo resultados ainda mais satisfatórios.
No entanto, cada caso é único e requer uma consulta com um angiologista ou cirurgião vascular. Somente este médico pode fazer uma avaliação individualizada e diagnóstico preciso. A seguir, estão os principais tratamentos para os vasinhos nas pernas realizados pela Vessel:
Escleroterapia
A escleroterapia consiste em injetar um esclerosante, que pode ser na forma líquida ou de espuma, normalmente com glicose ou polidocanol, dentro da veia com uma agulha fina. O medicamento causa irritação e inflamação da parede dos vasinhos, levando ao seu fechamento.
Dessa forma, o sangue busca novos vasos, fazendo com que o aspecto avermelhado ou arroxeado desapareça. Os únicos cuidados recomendados são evitar praticar exercícios físicos no dia, pois pode causar sangramento e evitar expor a região tratada ao sol por pelo menos uma semana.
O tratamento é minimamente invasivo e provoca pouco desconforto ao paciente, no entanto, algumas veias não desaparecem totalmente com apenas este procedimento. A escleroterapia pode e deve ser combinada com outros métodos para um tratamento mais eficaz, evitando uma cirurgia.
Laser Transdérmico
O laser transdérmico é um dos tratamentos mais inovadores para os vasinhos nas pernas. Ele é realizado com a emissão de uma luz específica na pele, no trajeto da veia, que gera calor e causa a contração e desaparecimento do vaso. Geralmente é associado à escleroterapia, desta forma tornando o tratamento mais eficaz.
Neste procedimento, o VeinViewer (aparelho de realidade aumentada) é utilizado para ajudar na identificação de pequenas veias nutridoras. Essas veias, na maioria das vezes, contribuem para o aparecimento dos vasinhos.
O procedimento pode provocar certo incômodo ao paciente, por isso, também é utilizado um aparelho resfriador de pele que emite um ar gelado, aliviando qualquer desconforto e protegendo a pele. Pode haver vermelhidão no local, mas ela costuma desaparecer depois de alguns dias.
Os cuidados também se resumem a não praticar exercícios físicos no dia do procedimento e não se expor ao sol antes e depois, por pelo menos uma semana.
É muito importante frisar que, por mais que os vasinhos nas pernas pareçam inofensivos para a saúde, é muito importante buscar ajuda especializada para evitar maiores complicações. Somente o cirurgião vascular pode garantir o sucesso do tratamento.
Agende agora mesmo uma avaliação com um dos especialistas da Vessel Medicina Vascular.