Causas das varizes: Hereditariedade e outros fatores

Já se perguntou quais as causas das varizes? Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 38% da população geral brasileira sofre com as varizes. Sendo que as mulheres (45%) têm maior predisposição para tê-las, comparando com os homens (30%).

Além disso, 70% das pessoas acima de 70 anos podem vir a desenvolver varizes. Dessa forma, as varizes são um problema relativamente comum e frequente entre a população adulta e merecem atenção e cuidados.

As varizes são consequência do mal funcionamento das veias dos membros inferiores devido a fatores do próprio organismo da pessoa ou por fatores adquiridos.

Entre os maiores fatores de risco estão a história familiar, o sexo feminino, a idade (quanto mais idoso maior a prevalência), a obesidade e o número de gestações. Segundo especialistas, 80% dos casos de varizes têm origem familiar.

Logo, se você tem parentes de primeiro grau que tem varizes, é muito provável que você também possa vir a desenvolver esse problema. Por isso, quanto antes você buscar atendimento médico especializado e realizar o tratamento, menores serão as chances de complicações causadas pelas varizes.

Hereditariedade e outros fatores que são causas de varizes

Quais são as principais causas das varizes?

Assim como em várias outras doenças, são diversos os fatores que interagem para formar essas veias doentes, de forma que as varizes podem ter múltiplas causas.

As principais causas para o aparecimento das varizes são:

Hereditariedade

Hereditariedade e outros fatores que são causas de varizes

A predisposição genética é a principal causa do surgimento das varizes, sendo que cerca de 80% dos casos ocorrem devido à herança genética.

Dessa forma, quem possui histórico familiar têm muito mais chances de desenvolver a doença e devem ficar atentas aos sintomas, procurando auxílio médico especializado em seguida.

Sexo

As mulheres têm maior propensão a desenvolver varizes ao longo da vida, devido a três fatores principais: a atuação dos hormônios femininos, a gravidez e o uso de pílulas anticoncepcionais.

Idade

Pessoas idosas têm maior propensão ao aparecimento das varizes porque a elasticidade das veias fica comprometida conforme envelhecemos e a capacidade das válvulas de bombear o sangue para o coração diminui. A chance de desenvolver varizes aumenta a partir dos 50 anos.

Obesidade

A obesidade favorece a dilatação dos vasos sanguíneos pois sobrecarrega o sistema circulatório e aumenta a pressão sobre os vasos, dificultando o fluxo sanguíneo.

Hormônios

Mulheres têm maior propensão ao surgimento das varizes pois alguns hormônios femininos diminuem o tônus da parede das veias. Além disso, há a gravidez, a menopausa e o uso de anticoncepcional, fatores estes que são relacionados à carga hormonal.

Sedentarismo

A falta de exercícios físicos pode comprometer o sistema circulatório, pois sem estimulação não consegue realizar sua função corretamente.

Gravidez

As alterações hormonais sofridas durante a gestação junto ao crescimento do útero fazem com que as veias fiquem mais frágeis e o retorno do sangue dos membros inferiores fique mais lento.

Dessa forma, facilita o surgimento das varizes.

Formas de prevenção das varizes

É muito importante ressaltar que hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada, o combate ao sobrepeso e a prática de atividades físicas regulares são ótimas maneiras de prevenir o surgimento das varizes.

Exercícios que mantenham a panturrilha em movimento também são recomendados. Pois ela é responsável por 70% do trabalho de retorno de sangue ao coração.

É recomendado que se faça alguns exercícios no decorrer do dia, fazendo movimentos com os pés e com as pernas que levem à contração da panturrilha, repouso com as pernas elevadas e evitar o ortostatismo prolongado.

Logo, trabalhar essa região evita inchaços, varizes e trombose. É recomendado subir escadas, pedalar com a ponta dos pés e caminhar de forma ritmada, subindo rampas e ladeiras.

É muito importante buscar auxílio médico assim que surgirem as primeiras varizes, pois ele poderá verificar as causas da formação, bloqueando novos aparecimentos ou retardando os mesmos.

Tratamentos para as varizes

O tratamento para as varizes pode ser feito de várias formas, dependendo do grau intensidade e de acordo com a recomendação do profissional consultado.

A partir do momento que você notar veias dilatadas, por menores que sejam, busque ajuda médica, para que possa receber uma orientação adequada e evitar uma piora substancial.

Existem algumas modalidades de tratamento para varizes, que vão desde a escleroterapia, a crioescleroterapia, laser transdérmico ou a aplicação de espuma até cirurgia. Vale ressaltar que o tratamento é individualizado para cada caso, devendo ser avaliado por um vascular para pode decidir e indicar o melhor tratamento.

Você ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Teremos o maior prazer em ajudar você!

Clique aqui para solicitar um pré-agendamento de consulta

 

Escrito por Dr. Eduardo Camargo Rebolho

Formado em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná, é especialista em cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia endovascular e acesso venoso para hemodiálise.