
Por que e como se formam as varizes?
A maioria das pessoas acredita que as varizes são uma preocupação unicamente estética. Além disso, elas procuram saber mais sobre as varizes somente depois que elas já se estabeleceram e quando demandam cuidado e tratamento.
No entanto, não é de hoje que as pessoas se queixam das varizes. Quatro séculos antes de Cristo, foi encontrada uma estátua de mármore que retratava um homem segurando uma perna com veias dilatadas. Essa estátua, encontrada nas proximidades de Atenas, representa o agradecimento do paciente ao médico que o tratou.
A estátua está exposta no Museu Nacional de Arqueologia da Grécia e diz muito sobre a importância de darmos uma atenção especial aos cuidados com a nossa circulação. Muitos séculos se passaram e as pessoas ainda fecham os olhos para o problema e procuram um especialista quando as varizes já estão estabelecidas.
Quando existe um cuidado, prevenção e check ups vasculares regulares, as varizes podem ser tratadas e evitam complicações mais sérias.
Neste artigo, vamos falar sobre o porquê e como se formam as varizes. Você conseguirá entender como as veias dilatam e causam sintomas característicos como inchaço e cansaço.
O que são as varizes?
As varizes são veias superficiais dilatadas, tortuosas e alongadas que caracterizam uma alteração funcional da circulação venosa do organismo. É mais comum que elas afetem as pernas e os pés, no entanto, qualquer veia pode ficar varicosa.
As varizes podem ser de pequeno, médio ou grande calibre, dependendo da fase em que se encontram e costumam acometer mais o sexo feminino. Também é comum que algumas pessoas apresentem minúsculas ramificações, de coloração avermelhada (chamados muitas vezes de vasinhos), que não apresentam sintomas e incomodam apenas esteticamente.
Como se formam as varizes?
Para que você consiga entender como se formam as varizes, precisa primeiro entender o funcionamento da circulação sanguínea. O sangue, que é bombeado pelo coração, é levado para todo o organismo através das artérias.
Depois de nutrir as células, o sangue retorna aos pulmões para receber oxigênio e depois ao coração. Cabe às veias fazer esse papel, trazendo o sangue de volta para ser bombeado novamente.
No entanto, conduzir o sangue de volta ao coração requer um esforço muito grande dos vasos, pois o direcionam no sentido contrário à gravidade. Por isso, as válvulas venosas têm um papel muito importante.
Elas atuam em um único sentido e funcionam como travas, que se abrem para o sangue passar e depois se fecham, impedindo que ele retorne para as pernas e os pés. As varizes se formam quando há falha nestas válvulas, prejudicando o funcionamento da circulação, causando um acúmulo de sangue e pressão exercida nas paredes dos vasos, fazendo com que ele se dilate. É esse alargamento anormal que provoca a formação das varizes.
Essa falha ocorre principalmente quando ficamos em pé por muito tempo, sem nos movimentarmos ou sentados em uma mesma posição. A força que as válvulas precisam despender para abrir e fechar nessas posições é muito maior.
Quais são as principais causas das varizes?
Genética: se você tem um familiar próximo com varizes, seu risco de desenvolvê-las é alto.
Gravidez: o crescimento do bebê aperta as veias da pelve, repercutindo nos membros inferiores.
Sobrepeso e obesidade: os quilos extras e a gordura sobrecarregam as veias que transportam o sangue pelas pernas.
Hormônios: Remédios que mexem com o sistema hormonal alteram a integridade dos tubos sanguíneos, como pílulas anticoncepcionais e tratamentos hormonais.
Sexo feminino: devido a influência dos hormônios femininos.
Por isso, é muito importante manter os seus exames em dia e tomar atitudes para prevenir o aparecimento das varizes.
Dicas básicas para prevenir o aparecimento das varizes:
- mantenha o seu peso saudável;
- mantenha as suas pernas elevadas acima do coração, todos os dias, por alguns minutos;
- não fique parada em pé por longos períodos, nem muito tempo sentada na mesma posição;
- use meias de compressão (importante ser indicada pelo seu médico);
- faça atividade física regularmente;
É muito importante frisarmos que para evitar surpresas desagradáveis, seja realizado um check up vascular anual. Pois as varizes começam muito antes do aparecimento dos sintomas.
Além das varizes, outras doenças mais perigosas podem ser descobertas precocemente e tratadas de forma adequada. Mantenha suas avaliações em dia e converse com um profissional sempre que achar necessário.
Você ficou com alguma dúvida? Teremos o maior prazer em ajudar você!
Clique aqui para solicitar um pré-agendamento de consulta
Escrito por Dr. Marcio Miyamotto
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, é especialista em angiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia endovascular, angiorradiologia, mestre em clínica cirúrgica, sócio titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), atual presidente da SBACV-PR e membro da Society for Vascular Surgery (SVS).