Vasinhos nas pernas? Saiba causas, tratamentos e prevenção

Como acabar com os tão inconvenientes vasinhos nas pernas?
Conheça os tipos de tratamento para vasinhos mais utilizados nas clínicas.

Todo mundo tem, ou conhece alguém que tem, problemas com vasinhos nas pernas. Em geral, os vasinhos são capilares que se dilatam e ficam localizados bem na superfície da pele. Normalmente avermelhados ou roxos, eles são bem fininhos e não costumam oferecer grandes problemas além do desconforto estético. Diferente das varizes, que podem desencadear problemas de circulação, os vasinhos não doem e podem aparecer até no rosto.

 

Afinal, qual a causa dos vasinhos nas pernas?


Os vasinhos nas pernas são causados por diversos fatores. Eles podem ser indicação de uma doença venosa, mas isso é raro. Na maioria das vezes, é por questões estéticas que as pessoas procuram por tratamentos para vasinhos. Entretanto, um médico deve ser sempre consultado. As principais causas para o surgimento dos vasinhos nas pernas são: passar muito tempo em pé, histórico familiar, aumento de hormônios femininos (por medicamento ou gravidez) e traumas no local (como machucados, batidas, etc).

Na maioria das vezes, são mulheres acima de 40 anos que entram nas clínicas pedindo para tirar vasinhos. Isso porque são elas as maiores afetadas pelo problema. Apesar de não ser uma patologia grave, aprender como tratar vasinhos pode devolver o conforto e a autoestima. Não são raros os casos de mulheres que se privam de usar shorts, saias ou até mesmo de ir à praia. Tudo isso por vergonha dos vasinhos nas pernas.

 

Então, quais são os tratamentos para vasinhos?

Um médico sempre deve ser consultado antes de qualquer procedimento. São eles que irão indicar a melhor forma para tirar vasinhos, mesmo que os motivos sejam somente estéticos. As possibilidades de como tratar vasinhos são muitas, mas em casos genéticos eles podem continuar aparecendo. De toda maneira, existem diversas opções, com mais conforto, segurança e menos dor.

Escleroterapia para tirar vasinhos

Com uma agulha muito fina, um líquido é injetado dentro dos vasinhos nas pernas. Este líquido é chamado esclerosante e tem diferentes tipos. O líquido, para tirar vasinhos, interrompe o fluxo sanguíneo por meio de uma irritação e inflamação no vasinho. Assim, o sangue começa a procurar outros caminhos e os vasinhos nas pernas, agora inflamados e obstruídos, vão sumindo. O tratamento pode causar um pouco de desconforto, mas é minimamente invasivo e não exige cuidados especiais.

Tratamentos para vasinhos com laser transdérmico

Esse tratamento é justamente o mais indicado para o tratar os vasinhos nas pernas. Entretanto, também pode ser utilizado em outras regiões do corpo, como nos vasinhos no rosto. O laser transdérmico é utilizado em associação com a escleroterapia, explicada acima. Isso porque, através do VeinViewer – aparelho de realidade aumentada –, pode-se ter uma visão melhor para tirar vasinhos. Isso ajuda a realizar aplicações mais assertivamente e a eliminar pequenas veias nutridoras que contribuem para os vasinhos nas pernas.

 

Quanto custam os tratamentos de vasinhos nas pernas?

Tanto a escleroterapia como sua versão com o auxílio do laser transdérmico tem preços variáveis. A solução vai depender da avaliação médica, diagnosticando a melhor forma de como tratar vasinhos. O preço da escleroterapia varia, por exemplo, de acordo com a extensão da área a ser tratada. Outro ponto importante nos tratamentos para vasinhos é o número de sessões que serão empregadas. Além dos fatores principais, o preço do tratamento também pode variar entre regiões de uma mesma cidade e tecnologias utilizadas.

 

Como prevenir o aparecimento de vasinhos?

Os vasinhos nas pernas podem ser prevenidos. Contudo, por terem ligação direta com a idade, gênero e questões de hereditariedade do paciente, é necessário dedicação. Manter hábitos saudáveis podem auxiliar nos tratamentos para vasinhos e garantir o desaparecimento dos vasinhos e do desconforto.

Sendo assim, as práticas mais indicadas para prevenir o aparecimento de vasinhos nas pernas são:

  • Evite bebidas alcoólicas;
  • Evite fumar;
  • Mantenha uma alimentação saudável e nutritiva;
  • Mantenha-se no peso ideal;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Evite ficar muito tempo sentado ou muito tempo em pé.

 

Quem pode indicar como tratar vasinhos nas pernas?

Por mais que os vasinhos nas pernas pareçam ser problema simplesmente estético, é importante ter o caso avaliado por um médico. Isso porque os vasinhos podem indicar doenças mais graves, em alguns casos. É o médico angiologista ou o cirurgião vascular quem poderá indicar quais são os mais efetivos tratamentos para vasinhos. Considerando, é claro, que cada caso é diferente e merece atenção especial e individualizada.

É importante também que, além dos médicos, uma clínica especializada seja escolhida para tirar vasinhos. Isso porque boas clínicas possibilitam acesso aos melhores recursos. Com tratamentos para vasinhos mais modernos, boas clínicas devem unir tecnologia, conhecimento, estrutura e atendimento em medicina vascular. Clique aqui e solicite o pré-agendamento de consulta para saber como tratar vasinhos nas pernas.

 

Escrito por Dr. Bruno Ribas

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, é especialista em cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia endovascular e angiorradiologia e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.