Check-up Vascular: Por que e quando fazer

Você pode se perguntar porque o check-up vascular é tão importante. Bom, para que possamos levar uma vida saudável e despreocupada precisamos, sem dúvida, adotar alguns bons hábitos de vida. Entre eles estão uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares, noites de sono bem dormidas e também check-ups anuais de saúde. É importante saber que está tudo certo com o nosso organismo.

Isso mesmo, exames de rotina são fundamentais para que patologias possam ser detectadas de forma precoce, aumentando as chances de tratamento e cura. Além disso, existem inúmeras doenças que são assintomáticas e que podem ser detectadas quando você realiza um check-up. 

No entanto, um check-up de rotina costuma englobar apenas exames de sangue, urina e fezes e que medem colesterol, triglicerídeos, pressão arterial, entre outros. Mas é muito importante frisar que o sistema vascular também precisa ser monitorado constantemente a fim de detectar doenças vasculares que desenvolvem-se silenciosamente, sem apresentar sintomas e dificultando o diagnóstico.

Por isso, um check-up vascular preventivo é tão importante. Ele detecta antecipadamente problemas que podem se manifestar somente quando o quadro estiver avançado ou irreversível.

O que é um check-up vascular?

Imagem Check-up Vascular Clínica Vessel

Check-up Vascular Clínica Vessel

O check-up vascular nada mais é do que uma consulta de rotina com o seu cirurgião vascular, com o intuito de avaliar os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças vasculares. Durante a consulta, será realizado um exame físico que verificará alterações vasculares e caso ache necessário, o cirurgião vascular poderá solicitar exames complementares.

Assim é possível detectar de forma precoce doenças da circulação. Pode ocorrer de algumas doenças permanecerem assintomáticas até estágios muito avançados. Estes exames de rotina são fundamentais para todas as pessoas. A relevância do check-up vascular é ainda maior, principalmente se há outras pessoas na família com doenças vasculares, tabagistas, diabéticos, hipertensos ou que tenham colesterol elevado.

Algumas doenças do sistema vascular requerem cuidados preventivos. Dessa forma o check-up vascular é fundamental para obter uma melhor qualidade de vida para os pacientes.

Quando você deve fazer um check-up vascular?

O check-up vascular é recomendado para pessoas acima dos 40 anos ou que apresentem os fatores de risco: histórico familiar, tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, obesidade, varizes e colesterol alto. 

Mas se você tem menos de 40 anos e sofre com dores nas pernas, é recomendável procurar um angiologista ou cirurgião vascular para efetuar o seu primeiro check-up vascular. Além disso, pacientes que já sofrem com varizes ou outros problemas vasculares devem efetuar o check-up a cada seis meses ou conversarem com o seu médico e decidirem juntos a frequência do acompanhamento.

Pacientes que tenham histórico familiar devem estar sempre em investigação com o seu cirurgião vascular. Em adultos saudáveis, o procedimento pode ser realizado a cada 2 anos.

Quais doenças vasculares podem ser identificadas em um check-up vascular?

 Algumas doenças vasculares são silenciosas e o check-up vascular é muito importante para detectar os primeiros sinais da patologia, mesmo que o paciente pareça saudável.

As principais doenças detectadas pelo check-up vascular são:

  • varizes;
  • pé diabético;
  • trombose;
  • úlcera;
  • insuficiência venosa crônica;
  • obstrução das artérias carótidas (que pode provocar o AVC);
  • dilatação anormal das artérias (aneurisma).

A importância do check-up vascular 

Você já deve ter percebido a importância do check-up vascular, não é mesmo? Muitas das doenças vasculares são silenciosas e caso não investigado, um problema pode ser descoberto somente quando for muito tarde. Uma dessas doenças é o aneurisma da aorta, assintomático na maioria dos casos.

O grande risco dessa doença é que se for descoberta apenas no momento da rotura, as chances de um paciente vir a óbito chegam a 90%. Nesse caso, um check-up vascular é fundamental para identificar a patologia a tempo de ser tratada.

A doença obstrutiva das artérias carótidas é outra patologia que progride de forma silenciosa. A partir de determinado grau de estenose, o risco de um AVC – Acidente Vascular Cerebral – aumenta muito. Assim como a doença Arterial Obstrutiva Periférica, em cujos estágios iniciais o depósito de gordura nas artérias é assintomático. Conforme a doença progride, aparecem dores para caminhar e até mesmo no repouso, feridas e gangrenas.

Terminou um tratamento vascular?

Consulte o seu cirurgião vascular regularmente. Caso tenha finalizado um tratamento, mantenha a relação periódica com seu angiologista ou cirurgião vascular para acompanhar a sua saúde vascular e ter sempre a tranquilidade de estar em boas mãos.

Protocolos de Segurança

Nós da Vessel Medicina Vascular estamos cuidando de todos os aspectos para preservar a saúde de nossos pacientes. As consultas agora são muito mais espaçadas, com um intervalo maior entre cada paciente. Protocolos de segurança rígidos estão em vigor na Vessel e também no Hospital Marcelino Champagnat, onde estão nossas instalações. Conheça as principais medidas adotadas

Cuide de sua saúde! Faça seu check-up vascular regularmente. 

 

Agende uma consulta e saiba mais

 

Escrito por Dr. Eduardo Camargo Rebolho

Formado em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná, é especialista em cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia endovascular e acesso venoso para hemodiálise.