Quando a cirurgia para varizes é indicada?

Durante muitos anos, a cirurgia para varizes convencional, pela retirada da veia safena, era o único método de tratamento em casos mais graves da doença. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, existem outras possibilidades cirúrgicas igualmente eficazes e menos invasivas, permitindo uma recuperação mais rápida.

A definição do método ideal para o tratamento varia de acordo com a gravidade de cada caso. Em suma, possuem maior orientação cirúrgica as veias de calibre moderado a acentuado.  Para isso, apenas um médico angiologista ou um cirurgião vascular pode identificar a melhor solução para a doença, de acordo com cada paciente e com a classificação da veia doente.

 

Classificação clínica das veias

O sistema CEAP (Classificação Clínica, Etiológica, Anatômica e Patológica) é uma linguagem médica utilizada em todo o mundo entre os cirurgiões vasculares para classificar o nível de gravidade de doenças venosas. O CEAP categoriza as veias da seguinte forma:

C0 – Menor gravidade, sem sinais visíveis de doença venosa, porém com possíveis sintomas;

C1 – Paciente apenas com vasinhos, conhecidos como veias teleangiectasias e reticulares;

C2 – Primeiro grau com possibilidade de indicação cirúrgica, com presença de veias varicosas maiores;

C3 – Apresenta sintomas como inchaço na perna, indicando edema;

C4 – Paciente com dermatite ocre, ou seja, pele com pigmentação vermelha ou escura, com coceira, e lipodermatoesclerose, pele e subcutâneo endurecidos e áreas esbranquiçadas na superfície;

C5 – Existência de úlcera cicatrizada;

C6 – Estágio mais grave, com úlcera aberta e ativa nos membros inferiores.

 

Aliada à classificação de CEAP, que auxilia o médico a entender a situação das veias, mas não avalia os sintomas de cada paciente individualmente, está o Escore de Gravidade de Clínica Venosa. Igualmente importante, essa outra classificação tem o objetivo de analisar o quanto a doença venosa afeta a vida do paciente em si, ajudando o médico angiologista na escolha do melhor tratamento para cada caso.

 

Cirurgia para varizes

Quando há indicação cirúrgica, o cirurgião vascular precisa recomendar o melhor tratamento de acordo com a necessidade do paciente. Para isso, existem alguns tipos de procedimentos:

 

Cirurgia Convencional

A cirurgia tem se tornado cada vez mais impopular frente aos novos tratamentos para varizes menos invasivos. Isso porque a cirurgia demanda cuidados pós-operatórios mais complexos. Além disso, a recuperação leva mais tempo e impossibilita o paciente de realizar algumas atividades por um determinado período. Entretanto, é a forma mais antiga e eficaz de tratar varizes nas pernas. Em casos de varizes mais calibrosas, a cirurgia é a única solução. Neste procedimento, as varizes e vasinhos são retirados através de uma pequena incisão na pele.

Apesar das diferentes opções de tratamento disponíveis atualmente, as varizes mais calibrosas ou que estão ligadas às veias safenas, ou mesmo a outras veias nutridoras maiores, podem não responder às técnicas realizadas em consultório, sendo muitas vezes necessária a realização de uma cirurgia. Até há alguns anos, a única forma de tratar as safenas doentes era realizando sua retirada, o que geralmente levava a uma recuperação mais prolongada, necessitando de um período maior de repouso e também maior dor no pós operatório.

 

Cirurgia Endovascular

A cirurgia endovascular é a mais recente área de atuação da cirurgia vascular, originada pelo avanço tecnológico dos materiais e técnicas de tratamento minimamente invasivos. A cirurgia endovascular revolucionou a cirurgia vascular e, hoje, a maioria das doenças vasculares antes tratadas por cirurgias abertas pode ser manejadas por técnicas minimamente invasivas, sem a necessidade de incisões extensas. Distúrbios vasculares que podem ser tratados através de técnicas endovasculares incluem aneurismas de aorta, estenoses das artérias carótidas de vertebrais, estenoses e oclusões das artérias as pernas, malformações vasculares e compressões vasculares.

 

Laser Endovenoso

O tratamento com o laser endovenoso é um procedimento minimamente invasivo, utilizado para tratar veias maiores, como as safenas e algumas varizes que se comunicam com as veias principais. Através de uma pequena incisão na pele, uma fibra de laser é introduzida dentro da veia insuficiente (veia doente), guiado por um aparelho de ultrassom. Para isso, é disparado uma energia térmica na parede da veia causando uma oclusão irreversível da veia doente. Com esta técnica, a recuperação da cirurgia é bem mais rápida, já que evolui com menos hematomas, menos lesão de vasos linfáticos e leve desconforto no trajeto da veia.

 

Cirurgia para varizes para sua saúde e bem-estar

Independente da classificação de gravidade das varizes, ter um acompanhamento médico é essencial para evitar a evolução da doença. Estudos indicam que, no mundo, 80% da população pode chegar a ter estágios leves de doença venosa, 20% a 64% podem evoluir para graus mais altos e, entre 1% e 5% chegam aos casos severos. Entretanto, no Brasil, o último estágio varia entre 15% a 20%.

Por isso, é necessário entender que varizes são um problema de saúde e cuidar dos vasinhos desde cedo. No tratamento de varizes e varicoses, a Vessel atua com o objetivo de tornar os procedimentos menos invasivos, mais seguros, com melhor recuperação e melhor resultado estético. Em suma, trabalhamos com diferentes opções de técnicas e aparelhos avançados necessários para realizar os procedimentos que melhor se adequam a cada paciente.

Muitas microvarizes que antigamente eram tratadas por microcirurgia, hoje podem ser tratadas por procedimentos menos invasivos e que não exigem repouso. Até mesmo os casos que necessitam de cirurgia com tratamento de safenas, apresentam uma recuperação mais rápida quando é utilizado o laser endovenoso.

Apesar do apelo estético, não é indicado realizar qualquer procedimento de tratamentos para varizes nas pernas que não sejam com médicos. Mesmo mais simples, os vasinhos nas pernas também merecem atenção especial. A indicação é sempre procurar pelo médico angiologista e o cirurgião vascular. São esses profissionais os indicados para diagnosticar e realizar o tratamento adequado para varizes e vasinhos.

As soluções menos invasivas, em casos mais leves, podem ser realizadas no próprio consultório médico. Entretanto, necessidades cirúrgicas precisam do ambiente seguro de um hospital. Ou seja, a única forma de conhecer o melhor tratamento é consultar-se com o médico.

Varizes nas pernas são assunto sério, que vai além do desconforto estético e pode significar problemas mais sérios de saúde.

 

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre quando a cirurgia de varizes é indicada, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atendê-lo.

Clique aqui para solicitar um pré-agendamento de consulta.

 

Escrito por Dr. Marcio Miyamotto

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, é especialista em angiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia endovascular, angiorradiologia, mestre em clínica cirúrgica, sócio titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), atual presidente da SBACV-PR e membro da Society for Vascular Surgery (SVS).