Varizes são um problema de saúde e têm tratamento

Você sabia que varizes são um problema de saúde? Portanto, além de questões estéticas, varizes sem o tratamento devido podem provocar sérias complicações circulatórias, com aparecimento de edemas, alterações de pele (dermatite ocre, lipodermatoesclerose), trombose e úlceras.

Conforme pesquisas do Ministério da Saúde, estima-se que 70% da população adulta tenham algum tipo de varizes.

 

Como as varizes se formam

 

A função das veias é drenar o sangue que foi bombeado pelas artérias de volta para o coração. Ou seja, o sangue desce facilmente do coração aos membros inferiores pelas artérias e retorna ao coração com mais esforço pelas veias. Em conclusão, esse processo é realizado pelas válvulas que impulsionam o sangue “para cima”.

Em uma pessoa que não possui problemas com varizes a válvula se abre para o sangue passar e se fecha para que não retorne. Todavia, devido à idade ou hereditariedade, essas válvulas perdem sua função e não se fecham totalmente, levando a estase do sangue, causando as varizes.

Existem diferentes estágios de varizes. As telangiectasias, mais conhecidas como “varicoses”, são a primeira etapa da disfunção venosa.

Sintomas de varizes

 

Varizes são um problema de saúde. Assim sendo, é de extrema importância permanecer alerta aos sinais do corpo. Portanto, cansaço e sensação de peso nas pernas pode estar indicando o problema. Os principais sintomas de varizes são:

  • Dor;
  • Queimação nas pernas e pés;
  • Edema (inchaço) das pernas, especialmente tornozelos;
  • Sensação de peso;
  • Sensação de desconforto;
  • Cãibras;
  • Coceira ou formigamento;
  • Presença de veias azuladas e muito visíveis;
  • Agrupamentos de finos vasos avermelhados;
  • Escurecimento, endurecimento, vermelhidão e descamação da pele na região afetada;
  • Úlceras.

 

Complicações de varizes

 

Para que não haja complicações maiores, o tratamento precisa ser realizado no momento e lugar certo.

As varizes são um problema de saúde. Quando não tratadas corretamente podem progredir e desenvolver sérios problemas, como:

 

Eczema de estase

O eczema de estase comumente é associado a varizes e localiza-se nas pernas e pés. Caracterizada por pele avermelhada, descamativa e prurido local.

 

Dermatite ocre

A dermatite ocre é uma doença inflamatória crônica da pele, caracterizada por múltiplas manchas marrom-amareladas, podendo também evoluir com endurecimento da pele e aparecimento de úlcera venosa.

 

Trombose

A trombose é uma formação de um coágulo em uma ou mais veias, ocorrendo principalmente nos membros inferiores.  Sendo assim, esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor em todo o membro. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, podendo causar embolia pulmonar.

 

Hemorragias

A pele e a parede das varizes ficam tão finas que facilmente se rompem. Quando isso acontece, pode ocorrer uma perda de sangue significativa.

 

Úlceras

Essas feridas formam-se quando há aumento da pressão venosa e o sangue permanece por mais tempo em uma determinada região. Em alguns casos, varizes não tratadas tendem a desenvolver esse tipo de ferida. Cerca de 73% das úlceras de perna são de origem venosa.

 

Tratamento para varizes

 

Existem diferentes tipos de tratamentos para as varizes. O mais importante são as medidas preventivas. Ainda assim, quando estas medidas não são suficientes, há a possibilidade da realização de um ou vários dos tratamentos abaixo:

 

Escleroterapia

Este método consiste na injeção de um líquido, chamado esclerosante, dentro da veia com uma agulha fina. Este procedimento pode ser feito com diferentes tipos de esclerosantes. Algumas veias podem não desaparecer totalmente apenas com este método. Portanto, dispomos de outras formas para tornar o tratamento mais eficaz e muitas vezes podendo evitar um procedimento cirúrgico.

 

Laser transdérmico associado a escleroterapia

Este procedimento pode ser realizado para microvarizes e varicoses de diferentes regiões do corpo, sendo mais comum nas pernas. Assim, utilizamos um aparelho de realidade aumentada (VeinViewer) para ajudar na identificação de pequenas veias nutridoras que muitas vezes contribuem para o aparecimento das varicoses. É utilizado também um aparelho resfriador de pele que emite um ar gelado, dessa forma aliviando a dor e protegendo a pele.

 

Crioescleroterapia

Neste tipo de tratamento o líquido esclerosante é resfriado a -40 graus em um aparelho específico para isto. Assim, o líquido tem além da sua ação esclerosante, uma ação térmica, se tornando um tratamento mais potente para determinados tipos de veias.

 

Aplicação de espuma

Consiste em realizar uma mistura de pequena quantidade de líquido e pequeno volume de ar, formando-se a espuma. A aplicação de espuma pode ser utilizada para tratamento de varizes calibrosas, guiado por um aparelho de ultrassom e também para tratamento de determinados tipos de microvarizes e varicoses.

 

Laser endovenoso

É uma forma de tratamento minimamente invasivo, utilizado para tratar veias maiores, como as safenas e algumas varizes que se comunicam com as safenas. Através de uma pequena incisão na pele, uma fibra de laser é introduzida dentro da veia insuficiente (veia doente), guiado por um aparelho de ultrassom. É disparado uma energia térmica na parede da veia causando uma oclusão irreversível da veia doente. Com esta técnica a recuperação da cirurgia é bem mais rápida, já que evolui com menos hematomas, menos lesão de vasos linfáticos e leve desconforto no trajeto da veia.

 

Agende já uma avaliação com um de nossos profissionais qualificados e experimente esse método que tem ajudado muitos de nossos pacientes a terem mais conforto e qualidade de vida!

 

Clique aqui para solicitar um pré-agendamento de consulta.

 

Escrito por Dra. Luana Parminondi Rocha

Formada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, e é especialista em Cirurgia Vascular, Cirurgia Endovascular e em Ecografia Vascular com Doppler e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.