Prós e contras da cirurgia de varizes a laser – endolaser
Quando se fala de cirurgia de varizes a laser, hoje em dia os tratamentos são mais simples. Além de serem menos complexos, são menos invasivos do que há alguns anos atrás. Afinal, os procedimentos tradicionais aos poucos estão sendo substituídos por outros minimamente invasivos.
O laser facilita os processos cirúrgicos tanto para a equipe médica quanto para o paciente. Por isso, caso esteja considerando uma cirurgia de varizes com o endolaser, não deixe de ler este artigo. Logo abaixo explicamos como funciona o procedimento, bem como os prós e contras.
Como a cirurgia de varizes a laser (endolaser) é feita?
A cirurgia de varizes a laser é uma técnica moderna e minimamente invasiva onde não são necessários cortes, mas apenas uma punção ou uma pequena incisão na pele. Não há necessidade de permanecer internada no hospital (com exceção de alguns casos).
Atualmente, os procedimentos mais práticos e eficientes para tratar as varizes usam o laser para eliminá-las. Esse tipo de procedimento é utilizado principalmente para tratar dilatações venosas que ocorrem nas veias safenas magnas, parvas, acessórias e veias safenas perfurantes. Tem eficácia superior a de uma cirurgia convencional, com recuperação mais rápida e, sem dúvida, é menos invasiva.
Apenas uma punção
O procedimento é feito através de uma punção com uma agulha onde a fibra de laser é introduzida no interior da veia. Dessa forma, a ação do laser vai promovendo o fechamento da veia dilatada por meio de uma energia térmica.
Precisa remover a veia doente?
Com o tempo o tecido local remanescente é absorvido pelo organismo, sem a necessidade de remover o vaso e, assim, elimina-se as complicações que ele causava.
E a anestesia?
A anestesia em uma cirurgia de varizes a laser pode ser local e associada à sedação leve. O procedimento não deixa cicatrizes e normalmente o paciente consegue caminhar no mesmo dia.
Prós da cirurgia de varizes a laser (endolaser)
A cirurgia de varizes a laser (endolaser) é uma técnica minimamente invasiva. Possui uma série de prós em relação à cirurgia convencional, conquanto tem sido objeto de vários congressos internacionais.
A seguir listamos as principais VANTAGENS deste tipo de procedimento:
- Os procedimentos a laser são menos invasivos que os procedimentos convencionais pois não necessitam de incisões extensas, logo a recuperação do paciente é facilitada;
- A recuperação é cômoda e rápida, sendo que na maioria das vezes o paciente pode andar no mesmo dia e retornar ao trabalho e dirigir no dia seguinte;
- Raramente ocorrem complicações em tratamentos a laser;
- O procedimento pode ser realizado a nível ambulatorial, desta maneira diminui os custos com internação e possibilita uma recuperação mais rápida;
- A cirurgia endolaser deixa menos edemas e menos hematomas e ainda apresenta menos dor no pós-operatório;
- A cirurgia é muito mais rápida que um procedimento convencional e muito mais eficaz;
- Este tipo de procedimento não requer cuidados prévios;
- Pós-operatório em geral é muito mais tranquilo.
Contras da cirurgia de varizes a laser (endolaser)
São POUQUÍSSIMAS CONTRAINDICAÇÕES de uma cirurgia de varizes a laser (endolaser). A técnica apenas não é recomendada para gestantes e pacientes com quadros recentes de trombose.
Somente um especialista pode indicar com segurança
Mas somente o cirurgião vascular poderá afirmar com 100% de segurança se a técnica pode ser indicada para você, após a realização dos exames solicitados. É fundamental que você procure um angiologista ou cirurgião vascular que tenha título de especialista e seja membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)..
Contudo, só é possível dizer que a técnica está indicada após os resultados dos exames pré-operatórios solicitados pelo médico durante a consulta. Entre eles, o risco cirúrgico feito pelo cardiologista e os exames laboratoriais.
Cirurgias minimamente invasivas serão o futuro
Em suma: a cirurgia de varizes a laser (endolaser) está assumindo aos poucos um lugar de relevância no tratamento cirúrgico das veias safenas, perfurantes e tributárias varicosas. Sua praticidade e eficácia cada vez mais atraem tanto cirurgiões vasculares para a técnica como pacientes que anseiam por tratamentos mais modernos e que lhe propiciem um mínimo de complicações e permitam um pós-operatório mais tranquilo.
Talvez em breve vejamos o fim das cirurgias tradicionais e o futuro das cirurgias vasculares seja sem nenhum corte, menos dor e resultados mais satisfatórios a nível funcional e estético.
Agende uma consulta e saiba mais
Estamos seguindo PROTOCOLOS RÍGIDOS DE SEGURANÇA para o cuidado com a saúde e a tranquilidade de nossos pacientes e de toda a equipe Vessel Medicina Vascular.
Escrito por Dra. Cintia Lopes Raymundo
Formada em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná, e é especialista em cirurgia geral, cirurgia vascular e em ecografia vascular com doppler e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.