Quando começar um tratamento para varizes?

Você sabe qual a época ideal para realizar o tratamento para varizes? Mais que uma questão estética, este é um problema de saúde que demanda cuidados especiais para não evoluir e desenvolver doenças mais graves, como trombose e úlceras. Portanto, o tratamento médico é indispensável e, embora seja possível realizar durante todo o ano, meses mais frios são preferíveis.

 

Posso fazer tratamento para varizes no verão?

 

Pode! Não existem contraindicações para realizar o tratamento para varizes durante o verão. Entretanto, algumas reações físicas que nosso corpo sofre sob temperaturas muito altas podem fazer com que o pós-operatório seja mais delicado e demorado.

Dias muito quentes a circulação sanguínea das pernas aumenta e sobrecarrega os membros inferiores. Com isso, aumentam as chances de dores, inchaços, ardências, câimbras e coceiras, por exemplo.

O verão é a estação em que as pessoas vão à praia, aos parques, realizam mais atividades físicas externas. Caso o tratamento para varizes seja realizado nessa época, é estritamente necessário tomar cuidados extras para não expor a pele aos raios solares. Após a cirurgia de varizes a região tratada fica muito sensível e pode desenvolve pequenas manchas temporárias que, se expostas ao sol, tornam-se permanentes. Para evitar ao máximo que isso aconteça, o uso de protetor solar é essencial.

 

O inverno é a melhor época para o tratamento para varizes?

 

Sim! O pós-operatório para tratar as varizes durante o inverno pode sim ser mais confortável e até mesmo rápido. Além de evitar os sintomas como inchaços e dores, o uso de meias elásticas compressoras – uma ótima aliada na recuperação de procedimentos vasculares – não será desagradável.

 

Quais as recomendações para o procedimento?

 

A principal recomendação é manter sempre a pele hidratada. Se possível, nos três meses prévio ao procedimento evitar expor a região à luz solar. Isso ajudará na cicatrização e no aparecimento de manchinhas na pele.

 

Como é a recuperação e pós-operatório?

 

A recuperação varia conforme o paciente. Não há uma regra, porém algumas medidas podem ser tomadas para uma maior eficácia e conforto do paciente.

– Movimente as pernas e pés, mesmo enquanto estiver em repouso.

– Mantenha as pernas elevadas sempre que possível.

– Use a medicação prescrita quando necessário.

– Evite a exposição solar para não manchar a pele.

– Marque e vá ao retorno na data prevista para realizar o acompanhamento médico.

 

Posso ter varizes novamente depois do tratamento?

Por ser um problema de saúde crônico, é possível que novas veias se tornem dilatadas e formem varizes, principalmente em pacientes que apresentem pré disposição.

Algumas medidas podem ser realizadas como prevenção: prática de atividades físicas, alimentação saudável e o uso da meia elástica.

Mas o mais importante é manter sempre o acompanhamento com o cirurgião vascular. Ele saberá avaliar os vasinhos, indicar a melhor técnica para tratá-los e o acompanhamento para uma recuperação segura saudável.

 

 

Escrito por Dra. Danielle Corrêa de Andrade.